Usina SANTO ANTÔNIO – Paredão de concreto trepida e assusta barrageiros

A Usina Hidrelétrica de Santo Antônio localizada a cerca de 5 km de Porto Velho está tremendo e o Rio Madeira está revolto, assustando quem trabalha na obra. O Rondoniaovivo ouviu relatos de barrageiros, inclusive de pessoas que já trabalharam em outras usinas, e é quase uma unanimidade a opinião de que o projeto não dimensionou adequadamente a força do rio. Uma trepidação pode ser sentida em alguns pontos do paredão de concreto.

Segundo especialistas, algumas usinas realmente tremem, mas em uma escala quase imperceptível. O concreto de Santo Antônio está vibrando acima do normal, pelo menos em relação a outras barragens que conheço, disse uma das pessoas consultadas pelo site.

Outra questão preocupante é como o Rio Madeira está revolto abaixo da barragem. O fenômeno do desbarrancamento é o sinal mais visível, mas quem observa a saída de água das comportas, mesmo de longe, verifica a força da água. A empresa criou até mesmo uma zona de segurança e evita que embarcações cheguem mais próximo, já que recentemente um barco quase afundou pela violência das águas. “Parece um mar revolto”, comparou.

Deixe seu Comentário