Presidente Figueiredo é conectado a Manaus por fibra ótica

O município de Presidente Figueiredo (107 km de Manaus) é o primeiro do estado do Amazonas conectado a capital por meio de fibra ótica. A iniciativa faz parte do projeto Amazonas Digital, coordenado pelas Secretarias de Estado de Planejamento – SEPLAN, Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI e de Educação – SEDUC, tendo sua execução realizada pela PRODAM.

Presidente Figueiredo já fazia parte do quadro de operações do Amazonas Digital, porém, contava com conexão via satélite e dividia a banda de 11Mbps com outros 15 municípios, ocasionando lentidão. Para o diretor presidente da PRODAM, Tiago Monteiro de Paiva, a conexão via fibra ótica irá garantir a melhoria de serviços essenciais aos cidadãos. “Com a fibra ótica, serão 4Mbps dedicados – exclusivos para o munícipio, o que na prática garante maior estabilidade na velocidade de dados, expandido a comunicação entre os órgãos do governo instalados em Presidente Figueiredo e Manaus”, explicou Paiva.

O link por satélite continuará ativo, mas como link secundário, para ser usado em casos de necessidade extrema ou falhas na fibra ótica, que passará a ser o link principal. Além de interligar os órgãos do município, dentre os quais a Câmara Municipal e a Prefeitura a Manaus, o município também passa a contar com hotspots de Internet gratuita para seus cidadãos, como Centro de Atendimento ao Turista, localizado na área central do município.

Fonte: Blog da Floresta

Deixe seu Comentário