Plínio Valério assume hoje cadeira na Câmara Federal

O vereador Plínio Valério (PSDB) assume nesta quarta-feira (5) a cadeira de deputado federal na Câmara dos Deputados, em Brasília. A expectativa era que a posse ocorresse apenas amanhã (7), mas segundo o próprio parlamentar, a data foi modificada para que o prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB), que está em Brasília captando convênios federais, participasse do ato.

O suplente de Plínio na Câmara Municipal de Manaus (CMM), Dr. Ewerton Campos (PSDB) assumirá o cargo no legislativo municipal na próxima sexta-feira (8).

Plínio conseguiu a ‘manobra’ para assumir na Câmara dos Deputados, na qual é suplente do secretário de Educação Pauderney Avelino (DEM), através da aprovação do projeto de emenda apresentado pelo vereador Wilker Barreto (PSD), que permite ao vereador assumir mandato eletivo estadual ou federal na condição de suplente, pelo tempo em que durar o afastamento ou licença do titular sem precisar renunciar ao mandato municipal.

Linha de sucessão

O projeto de emenda foi aprovado, com 31 votos, e promulgado na manhã de ontem na CMM. Com a aprovação do projeto de emenda, a ação de inconstitucionalidade movida pelo PSB em 2009, que impede o parlamentar de acumular dois mandatos, ficou sem efeito. O Ministério Público do Estado Amazonas (MPE-AM) deverá se manifestar somente quando o projeto de emenda à Loman for publicado no Diário Oficial do Município (DOM), conforme informou na última segunda-feira (4) o procurador-geral, Francisco Cruz.

Plínio é terceiro suplente da coligação que elegeu os deputados federais Átila Lins (PSD), Carlos Souza (PP), Pauderney Avelino (DEM), Rebeca Garcia (PP), Sabino Castelo Branco (PTB) e Silas Câmara (PSD) nas eleições de 2010. Os outros suplentes são: vereador Marcel Alexandre (PMDB); o prefeito de Parintins, Alexandre da Carbrás (PSD); e o presidente da Central Única das Comunidades (CUC), Raimundo Santos (PMN).

Deixe seu Comentário