Pauderney participa da inauguração do segundo Ecam

O Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, participou no início da tarde desta sexta-feira, 22, da inauguração do Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), em uma das salas do UAI Shopping, localizado na Avenida Cosme Ferreira, São José, zona Leste. O Ecam é uma parceria da Semed com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJA-AM), desde 2011, em que os alunos da rede municipal têm a oportunidade para expor trabalhos ambientais realizados nas escolas municipais.

Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino
Secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino

Com a missão de aproximar as ações de preservação do Meio Ambiente e a sociedade, o Ecam, incentiva alunos e comunidade sobre a importância do tema para as gerações futuras. As ações fazem parte do Projeto Político Pedagógico das escolas e compõem a grade curricular dos estudantes.

“Estamos participando não simplesmente da inauguração do espaço físico, mas de um novo momento para cidadania aqui em nosso estado tão carente de várias ações, onde já temos o segundo espaço Ecam, para difundir a educação ambiental, além de sinalizar que estamos vivendo novos tempos. Portanto, fico feliz pela Semed ser uma parceira no trabalho do tema com as crianças nas escolas”, disse o secretário da Semed, Pauderney Avelino.

Pauderney disse que vai ampliar o número de material informativo para atender os alunos da rede e as pessoas que irão visitar o II Espaço Ecam na zona Leste da capital. “A Secretaria é uma parceira ativa não só do Ecam, mas nas ações da Oca do Conhecimento, que vamos inaugurar no bairro do Puraquequara. Estou muito feliz com esse trabalho e buscaremos dentro das nossas escolas difundirmos mais ainda a educação ambiental. As cartilhas ambientais desse local, nós podemos multiplicá-las para distribuir para nossos estudantes e tenho certeza que esse material informativo será muito importante para a formação ambiental de nossas crianças”, disse.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Ari Moutinho, destacou que o espaço é uma oportunidade em que todos poderão discutir, analisar e procurar soluções sobre a questão ambiental. “Quero neste momento estender meus cumprimentos ao meu amigo, o secretário Pauderney Avelino, que está à frente da Semed e lembrou dos tempos de criança em que brincava nos igarapés da cidade, e não tinha uma política ambiental. Mas hoje, isso mudou e agora com esse espaço todos podem saber mais sobre o meio ambiente e sua importância”, disse.

O Juiz Titular da Vara Especializada do Meio Ambiente e de Questões Agrárias (VEMAQA), Adalberto Carin Antônio participou da cerimônia que contou ainda com a presença de profissionais da área ambiental e educadores da rede municipal de ensino.

Espaço da Cidadania Ambiental foi inaugurado em 25 de Julho de 2010 sob a coordenação da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com a proposta de orientar a população sobre a importância da preservação e conservação ambiental.

 

Deixe seu Comentário