Obras recentes de Eduardo Paes no Rio apresentam falhas

Duas obras inauguradas às vésperas do prazo eleitoral para alavancar a candidatura do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), apresentam, seis meses depois, falhas.

O BRT Transoeste –via que liga o bairro Santa Cruz à Barra da Tijuca por um corredor de ônibus– tem buracos em alguns trechos. Já casas do Bairro Carioca apresentaram infiltração e as ruas alagaram depois de chuvas. As obras foram exploradas na propaganda televisiva do prefeito.

Ambas tiveram inaugurações polêmicas. O evento para anunciar o início dos serviços do BRT acabou em multa de R$ 5.000 por propaganda antecipada ao ex-presidente Lula e a Paes.

Já a solenidade de entrega de parte dos apartamentos que compõem o Bairro Carioca ocorreu no primeiro dia de campanha eleitoral. Uma brecha na lei permitiu sua realização, criticada pelo Ministério Público Eleitoral.

Danilo Verpa/Folhapress
Buraco na pista próxima à estação Pontal da linha BRT, do Rio, uma das promessas de Paes nas eleições
Buraco na pista próxima à estação Pontal da linha BRT, do Rio, uma das promessas de Paes nas eleições

A entrega da Transoeste foi antecipada em quase um mês. De acordo com a empresa Sanerio, responsável pelo trecho com crateras, o pedido foi feito para atender ao calendário eleitoral.

O secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, afirma que a entrega foi antecipada porque a prefeitura queria entregar o quanto antes o serviço à população.

“Nenhuma das empresas manifestou a impossibilidade de antecipar em um mês. Não deixaríamos elas trabalharem de forma apressada.”

Os apartamentos do Bairro Carioca foram financiados pela Caixa e a infraestrutura local, executada pelo município. Segundo a secretaria de Obras, o alagamento ocorreu porque ainda há moradias irregulares que impedem a dragagem do canal do Cunha, vizinho ao empreendimento.

Uma nova obra deve ser feita para retirar os barracos e dragar o leito do canal.

A Secretaria de Habitação negou que a entrega foi antecipada pelas eleições. A pasta afirmou que a Caixa irá realizar reforço nos telhados.

A Caixa enviou técnicos ao local e só se manifestaria após do relatório. A empreiteira Direcional disse que problemas estão sendo avaliados. (ITALO NOGUEIRA E VENCESLAU BORLINA FILHO)

Deixe seu Comentário