Nasdaq pode ser forçada a mudar de sistema por falhas no IPO do Facebook

A bolsa eletrônica Nasdaq pode ser forçada a modernizar seu sistema de negociações de ações e operações devido aos problemas ocorridos durante o IPO do Facebook, em maio. A Security Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos Estados Unidos, está investigando as razões da lentidão na confirmação de compra de papéis da rede social, o que levou alguns investidores a perder dezenas de milhões de dólares.

Como parte do inquérito, membros da Nasdaq ouvidos pelo The Wall Street Journal confirmaram a intenção da SEC de obrigar a bolsa eletrônica a renovar seu processo de desenvolvimento, teste e implementação de código computacional utilizado na abertura de capitais. A SEC ainda não decidiu se tomará providências legais para garantir que a medida seja cumprida. Na Justiça dos Estados Unidos correm processos paralelos abertos por acionistas sobre o caso.

O impacto da medida nas contas da Nasdaq pode ser alto, bem como na reputação da bolsa, que mantém a condição de líder no mercado de tecnologia. Seu sistema é totalmente eletrônico, além disso, modificou todo o mercado de capitais.

Na próxima semana, a Nasdaq deve protocolar na SEC seu plano de compensação a acionistas prejudicados pelos problemas ocorridos durante o IPO do Facebook. Os atrasos para o processamento de confirmações de transações foram motivos de processos judiciais contra a bolsa e também contra a companhia.

Neste mês, a IBM foi contratada para revisar os sistemas de tecnologia da Nasdaq, bem como foi admitido um estudo para reestruturação interna. O CEO da bolsa, Robert Greifeld, assumiu arrogância e excesso de confiança das equipes internas responsáveis pelos testes antes da abertura do capital do Facebook.

Fonte: Tiinside

Deixe seu Comentário