Justiça suspeita de estelionato esquema de compra de pais europeus

Promotor acredita que brasileiros no exterior foram vítimas de quadrilha. Nessa quarta-feira (11/7), a Justiça determinou a prisão do advogado Igor Santos da Silva, filho de Paulo Alves Ferreira da Silva, já detido pelo esquema de compra de pais europeus adotivos para mudança de cidadania.

A Justiça determinou a prisão de mais um advogado por suspeita de envolvimento no esquema das adoções fraudulentas. A comarca de Rubiataba, no interior de Goiás, acatou nesta quarta-feira (11/7) o pedido apresentado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público goiano contra o advogado Igor Santos Ferreira da Silva. Até o fechamento desta edição, ele estava foragido. O acusado é filho de Paulo Alves Ferreira da Silva, que foi preso na última segunda-feira. Segundo as investigações, a dupla liderava o esquema de pagamento a estrangeiros, que adotavam cidadãos brasileiros interessados em regularizar a situação no exterior. Nos últimos dias, o promotor de Justiça Marcos Rios conversou com pelo menos três brasileiros que vivem na Inglaterra e na Itália e que pagaram para conseguir a cidadania europeia. Ele está convicto de que esses cidadãos agiram de boa-fé e que foram ludibriados por uma quadrilha de estelionatários.

No pedido de detenção contra Igor apresentado à Justiça, o promotor diz que o advogado pediu mais dinheiro às vítimas depois que as sentenças liberando as adoções foram canceladas. “Ao saber da cassação das sentenças, os interessados entraram em contato com seus advogados, que informaram se tratar de um mal-entendido e que, tão logo houvesse a mudança de juiz nesta comarca, o problema seria resolvido”, diz o promotor no documento em que pede a prisão preventiva do advogado. Os brasileiros irregulares em Londres contaram que, na semana passada, o advogado exigiu mais R$ 2 mil para resolver o impasse. Um dos elementos que levaram a Justiça a acatar o pedido de prisão foram os depósitos realizados diretamente na conta de Igor.

Fonte: Correiobraziliense

Deixe seu Comentário