Governo do Amazonas realiza mutirão de cirurgias em Iranduba

Amazonas
O Governo do Amazonas deu início pelo município de Iranduba (a 25 quilômetros da capital) ao calendário dos mutirões de cirurgia geral e consultas especializadas, que serão realizados no interior do Estado, no decorrer de todo este ano, como parte do programa “Amazonas Saúde Itinerante”.
Em 2013, o interior deverá receber mais de 1, 4 mil cirurgias em diversas especialidades. Até março, a ação alcançará as cidades de Jutaí, Carauari, Manicoré e Rio Preto da Eva.
O governador do Amazonas em exercício, José Melo, e o secretário de saúde, Wilson Alecrim, estiveram neste sábado (26 de janeiro) no hospital Hilda Freire para acompanhar a ação. No município, 44 pessoas foram operadas.
O programa, que tem a parceria do Ministério da Saúde, já realizou 6,4 mil cirurgias eletivas (aquelas que podem ser programadas com antecedência) de baixa e média complexidades. Os procedimentos incluem cirurgias de hérnia (herniorrafia); fimose (postectomia); retirada da vesícula biliar (colecistectomia); ginecológicas, como perineoplastia e histerectomia, entre outros.
Além das cirurgias, os mutirões organizados pela Susam também preveem, em alguns municípios, a oferta de consultas médicas em várias especialidades (como neurologia, cardiologia, urologia, entre outros), que normalmente não estão disponíveis nas unidades de saúde do interior do Estado.

Deixe seu Comentário