Fátima Cleide, PT, é entrevistada pelo Jornal de Rondônia

A candidata do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de Porto Velho, Fátima Cleide, foi entrevistada ao vivo neste sábado (25) no Jornal de Rondônia pela apresentadora Carolina Brazil.

O candidato Mario Português do Partido Popular Socialista (PPS) será entrevistado na segunda (27) e Mauro Nazif do Partido Socialista Brasileiro (PSB) na terça (28).

Na quarta-feira (29), o candidato do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) ainda a ser definido pelo partido será entrevistado.

A ordem da série de entrevistas foi definida em sorteio.

Entrevista

Carolina Brazil: De acordo com o sorteio a sexta entrevistada é Fátima Cleide. Boa noite candidata.

Fátima Cleide: Boa noite.
Carolina Brazil: O seu tempo passa a valer a partir de agora.

Fátima Cleide
: Pois não.

Carolina Brazil
: O que a população pode esperar da sua administração?

Fátima Cleide
: Olha, em primeiro lugar participação popular, valorização dos servidores públicos e planejamento.

Carolina Brazil
: Com relação a saúde que é um dos principais assuntos relacionados a administração municipal, o que a senhora pretende trazer de novo para essa administração?

Fátima Cleide
: Querida novo é uma coisa que não tem como trazer. A gente vai dar sequência a um trabalho que já foi iniciado, uma vez que nós já estruturamos a rede física da saúde em Porto Velho. Agora nós vamos inovar com a qualidade do atendimento, trazendo mais equipes do saúde família e contrantando médicos especialistas que é isso que nós precisamos. Mas vamos fazer mais, nós vamos implantar o programa Cuidando dos Olhos pra que as pessoas com mais de 50 anos, que não tenham condições de fazer a cirurgia da catarata possam fazer de forma grátis com a parceria do Ministério da Saúde. Nós vamos levar saúde também com muito mais qualidade para os ribeirinhos e para os moradores da zona rural, principalmente dos distritos da BR-364.

Carolina Brazil
: Existe um projeto pra implantar o hospital municipal?

Fátima Cleide
: Sim. No nosso plano sim.

Carolina Brazil
: Ok. Com relação às outras propostas relacionadas ao transporte coletivo, neste caso existe uma implantação de um novo sistema?

Fátima Cleide
: Não. Nós vamos fazer, implementar o transporte público de qualidade, vamos investir no transporte público pra que a gente possa diminuir o número de carros que transitam em Porto Velho e que ocasionam um verdadeiro caos, né. Nós temos uma cidade hoje que tem mais de 300 mil veículos entre carros, motos e bicicletas. Nós precisamos organizar o trânsito e valorizar o transporte público. Vamos investir, vamos realizar novas licitações pra abrir novas linhas de ônibus e botar muito mais ônibus circulando com qualidade para atender a população.

Carolina Brazil
: E como melhorar a questão também do ambiente escolar?

Fátima Cleide
: Ah, na escola nós vamos investir na educação infantil, porque hoje é o grande gargalo da educação, Carolina, a gente já tem esses resutados aí muito claros, com várias pesquisas, principalmente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais que mostram que os resultados ruins, principalmente no final do nível fundamental para o ensino médio se dão em função da má alfabetização, e, principalmente, pelo fato da demora da criança entrar na escola. Portanto, nós vamos investir pesado na construção de creches. A minha meta é atender 50% da demanda reprimida hoje de creche no município de Porto Velho, de zero a três anos, e investir na pré-escola de quatro a seis.

Carolina Brazil
: Voltando a falar no trânsito então, como que seria um pefil ideal então pra tratar da questão dos estacionamentos?

Fátima Cleide
: Olha, o perfil ideal é que as pessoas usassem o carro de passeio no final de semana e que a gente tivesse, volto a repetir, o ônibus, né, em número maior e com qualidade pra que as pessoa pudessem optar. Como a gente não tem isso, nós vamos tratar no plano diretor a reorganização dos estacionamentos públicos na cidade.

Carolina Brazil
: Quanto à coleta de lixo como melhorar essa fiscalização, então, desse trabalho?

Fátima Cleide
: Com certeza que pra isso é preciso ter compromisso e nós vamos, eu vou fazer. Vamos implementar a fiscalização pra que a coleta seja feita no máximo de vezes possível nos bairros e vamos também, Carolina, implementar a coleta seletiva. Isso é um trabalho que já teve início na atual administração. Nós vamos implementar e vamos também dar sequência a construção do aterro sanitário.

Carolina Brazil
: Ok. Iluminação pública. 20% da capital ainda não iluminação pública.

Fátima Cleide
: Olha, ainda não tem, né, e é necessário, até porque eu acredito que a iluminação, ela é a parte do município na responsabilidade pela segurança. Então, tanto a iluminação pública quanto a construção de novos espaços de convivência, como parques e praças, será ponto fundamental no governo da Fátima Cleide e do Miguel de Souza, pra que a gente possa combater e fazer a nossa parte no que diz respeito a segurança pública.

Carolina Brazil
: Ok muito obrigada candidata. Suas considerações finais.

Fátima Cleide
: Eu quero agradecer a oportunidade à TV Rondônia e dizer que eu vou fazer um governo centrado na pessoa, centrado na valorização do ser humano também, porque é diferente a gente administrar apenas a máquina. Nós vamos ter um governo voltado para a humanização do município. Portanto Carolina, no nosso governo, nós vamos valorizar o servidor público e cuidar das pessoas pra que elas possam se sentir felizes vivendo em Porto Velho.

Carolina Brazil
: Ok. Obrigada e boa sorte.

Fátima Cleide
: Obrigada.

 Fonte: G1.globo.com

Deixe seu Comentário