Embrapa recebe apoio de parlamentares rondonienses

Os parlamentares rondonienses participaram no final da tarde desta terça-feira, 3, de uma reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, e o coordenador da empresa em Rondônia, César Teixeira, para discutir o apoio e a destinação de recursos para pesquisas em Rondônia.

O presidente da Embrapa disse que está trabalhando na revitalização das atividades da estatal em Rondônia e salientou a necessidade de mais recursos para pesquisas e implementação de um laboratório de análise de leite. “Além disso, a Embrapa, como geradora de tecnologia, precisa de uma extensão rural forte dos órgãos estaduais e municipais para as informações e tecnologias cheguem ao agricultor”, frisou Arraes.

O senador Acir Gurgacz salientou a necessidade do registro das variedades de café adaptadas a Rondônia e a estruturação do laboratório de análise de solos da Embrapa para atender o produtor rural. A Embrapa confirmou a presença na 1ª Feira Tecnológica de Rondônia, em maio, onde está previsto o lançamento da primeira variedade de café genuinamente rondoniense. “A Embrapa é uma referência mundial em pesquisa e um orgulho para a agricultura brasileira e sempre estaremos prontos para apoiá-la”, disse Acir.

A bancada federal, presidida pela deputada Marinha Raupp, renovou o apoio que sempre deu à Embrapa e se comprometeu em trabalhar para a destinação de recursos, por meio de emendas, para as pesquisas agropecuárias no Estado, bem como para a reestruturação da empresa. “A agricultura rondoniense precisa das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa para crescer e a parceria com o Estado tem que ser fortalecida”.

O deputado federal Carlos Magno manifestou a preocupação com a manutenção das unidades de pesquisa de Presidente Médici e Machadinho. Para ele, é preciso que estas unidades sejam aproveitadas em sua plenitude, pois são de extrema importância para a agricultura do Estado.

O deputado federal Moreira Mendes, reforçou a importância da extensão rural para o desenvolvimento da agricultura de Rondônia. Ele destacou que a pesquisa e a extensão rural devem caminhar juntas.

Também participaram da reunião os deputados Marcos Rogério, Natan Donadon e Nilton Capixaba.

Deixe seu Comentário