Difusora AM – Por Arthur Bisneto

Tenho um lado curioso, o de querer conhecer a história de tudo e de todos. Sinto a necessidade de saber a origem das coisas boas, ainda mais quando sei que estão ali por muito tempo. No último dia 24, a Rádio Difusora do Amazonas completou 65 anos. E esta é dona de uma história que procurei conhecer.Uma história que se confunde com a do próprio fundador, Josué Cláudio de Souza. Um catarinense que deixou sua terra e aqui chegou em 1942, com a missão imposta por Assis Chateaubriand: de dirigir a única estação de rádio de Manaus, a Baré, além do mais antigo impresso da cidade “o Jornal do Commercio”.

Arthur Bisneto - Deputado Estadual  (PSDB-AM)
Arthur Bisneto – Deputado Estadual (PSDB-AM)

Na Rádio e fora dela, Josué Cláudio de Souza construiu uma família que se encarregou de dar continuidade a uma admirável história em Manaus. Não poderia ser diferente. Já que seu próprio fundador (Josué Cláudio de Souza. Sim, o mesmo que fundou a rádio) deixou sua marca: enveredou-se pela política, onde construiu notável carreira. Foi deputado estadual por três legislaturas, foi também o primeiro prefeito eleito de Manaus na era pós-getulista, conquistou três mandatos de deputado federal e chegou a assumir o governo do Estado interinamente.

Em seguida, veio Josué Filho, que mostrou competência no parlamento e também nos cargos públicos os quais ocupou. Na última quarta-feira (27), foi eleito presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM). Outro exemplo é de meu amigo Josué Neto – atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Um homem justo, a quem admiro por seu caráter exemplar e que vem fazendo um excelente trabalho na Casa.

São apenas três figuras, mas que lembram toda uma família, que formou-se com o compromisso da notícia, da verdade, da integridade. Aliás, a homenagem que aqui presto não é apenas à família Souza. É para os funcionários, aos ouvintes. Quem nunca parou para ouvir as Crônicas do Dia? Que político não passou pela agonia ou alegria de escutar a Rádio no dia da eleição, acompanhando cada detalhe da votação? É, a Difusora ainda nos dará muitas emoções e homenageá-la é uma obrigação de quem serve ao Amazonas.

Deixe seu Comentário