Defesa Civil do Amazonas simula salvamento de vítimas no aeroporto de Parintins

Ontem (28), o Governo do Amazonas realizou uma simulação de acidente aéreo com transporte de vítimas de helicóptero de Parintins até Manaus. O treinamento foi realizado no aeroporto Júlio Belém, no município de Parintins, onde é realizado o 48º Festival Folclórico da cidade, que é considerado um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. Visando a atuação em Manaus no próximo ano, a Defesa Civil estadual elaborou um Protocolo de Proteção Civil em Massa com base nos requisitos da FIFA para a Copa.

“Nesta atividade estamos contando com uma equipe médica, UTI móvel e helicóptero. É um sistema unificado que atua coordenado com o Sistema de Segurança Pública do Estado e com apoio das Forças Armadas”, explicou o comandante da Defesa Civil do Amazonas, coronel do Corpo de Bombeiros Roberto Rocha. Segundo ele, o sistema de Defesa Civil estadual pode convocar e convidar órgãos parceiros no caso da ocorrência de um desastre em massa e mobilizar em curto espaço de tempo pessoal e meios necessários para atendimento da ocorrência.

A ação em Parintins terminou após a simulação do transporte das vítimas de helicóptero até Manaus. “O resultado foi muito positivo e sabemos agora do que precisamos para atuar em caso de necessidade, inclusive agindo com todas as dificuldades de uma situação real”, afirmou Rocha.

parintins-simulacao-acidente-aereo 7

Além do plano de atuação em Parintins, a Defesa Civil estadual também reforçou os trabalhos de implementação da política de Defesa Civil nas fases de prevenção, preparação e resposta no caso de desastres. A Evacuação de Ambientes, Remoção de Pessoas Acidentadas em Estado Grave, Atendimento a Desastres Naturais e Tecnológicos são algumas das ações que a Defesa Civil do Estado vem trabalhando há quatro anos durante o período do Festival Folclórico de Parintins.

Integração – O treinamento realizado pela Defesa Civil faz parte da Operação Parintins 2013, uma ação integrada que tem a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), reunindo a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Defesa Civil, que irão atuar em conjunto para manter a segurança no Bumbódromo e no município de Parintins.

As atividades têm o apoio da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA), considerando que o Festival é um evento-teste para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, que ocorre no próximo ano em Manaus.

Atendimento de Emergência em Unidade Celular de Saúde – Caso ocorra um acidente de grandes proporções durante o Festival Folclórico de Parintins, a Defesa Civil, conta com a estrutura de uma Unidade Celular de Saúde e equipe médica que foram cedidos pela Força Aérea para o atendimento emergencial.

A equipe tem efetivo de seis médicos, seis enfermeiros e equipamentos para atendimento de primeiros socorros, desfibriladores, instrumentação cirúrgica, ambulância, além de estrutura otimizada no trabalho de remoção as vitimas em estado gravíssimo que necessitem de transporte imediato para Manaus, inclusive em voo noturno. Essa estrutura vai estar disponível nos dias 28, 29 e 30 de junho a partir das 17h e encerra após cada apresentação dos Bumbás.

Além das Forças Armadas, a Defesa Civil recebe o apoio do efetivo das secretarias de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), Polícia Civil e Infraero. No plano de contingência há um caminhão frigorífico em Parintins e equipe de médicos-legistas.

 

Deixe seu Comentário