Atendimento de saúde no Rio Amazonas

Arthur Neto
Arthur Neto

O prefeito Artur Neto acompanhou o trabalho das duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher e Saúde Médico-Laboratorial, do Programa Saúde Manaus Itinerante que atende mais de duas mil pessoas no rio Amazonas.

Os serviços especializados de mamografia, ultrassonografia e oftalmologia entre outros são oferecidos para as comunidades de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (a 75 km de Manaus), Nova Vida, Guajurá, Paraná do Thiago, Karamuri e também as pessoas que chegam dos municípios de Itacoatiara, Careiro e Autazes.

O diretor de Saúde, Otaniel Silva, explicou que a demanda é grande, mas a equipe dá conta dos problemas (diarréias, viroses, malaria, acidentes entre outros) especialmente nas pessoas de terceira idade, crianças e mulheres que são os mais afetados.

A falta de remédios é outro problema que persiste, assim como também uma reforma do prédio além da necessidade de contar com um posto policial para a segurança do lugar. Silva salientou que o papel do agente local de saúde em visitar casa por casa é importante, pois garante a assistência local através da orientação e também educando as famílias particularmente nos temas de planejamento familiar e doenças sexualmente transmissíveis.

SAMU será instalado na comunidade

Na ocasião, o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explicou que os atendimentos serão reforçados juntamente com a Unidade Móvel Fluvial (o barco Catuiara) e anunciou que a partir de agora o SAMU será instalado no lugar (Nossa Sra. do Perpetuo Socorro) a fim de melhorar o atendimento.

No rio Amazonas, as duas unidades móveis (Saúde da Mulher e Saúde Médico-Laboratorial) atenderão exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama (preventivo, ultrassonografia, mamografia) e oftalmologista.

Prefeito ofereceu melhoras na escola

A escola vem atravessando uma série de problemas desde a falta de tampas nos tanques de água, banheiros quebrados, infraestrutura inacabada até equipamentos sem funcionamento (computadores). Ante este panorama, o Prefeito Artur Neto disse que irá mudar escola de lugar, bemo como atenderá ao pedido para construção de uma quadra esportiva.

Deixe seu Comentário