Amazonas vive uma oportunidade impar diz Arthur Bisneto

Estamos em pleno calendário para a realização da Copa do Mundo em Manaus em 2014. Isto representa uma oportunidade impar, em termos de possibilidades de geração de negócios, o que pode proporcionar geração de emprego e renda, num momento em que o único modelo de desenvolvimento regional o Polo Industrial de Manaus (PIM) está sendo colocado em permanente cheque por parte do Governo Federal (com as publicações da MP 534, os gargalos e o perigoso projeto do Eike Batista).

Artur Bisneto - Deputado Estadual e presidente regional do PSDB no Amazonas.

Manaus deve ser vista, na previsão da Fifa, por mais de 2,9 bilhões de pessoas no mundo. Este é um evento que poderá representar vantagem comparativa excepcional às nossas potencialidades, mas para isso, o governo tem que pensar de forma sistêmica o desenvolvimento de um planejamento para se aproveitar as oportunidades que poderão ser concretizadas com o evento para nossos produtos, nossa diversidade e as potencialidades regionais, que são tantas. No entanto, nós não podemos ser surpreendidos como fomos com a inauguração da Ponte sobre o Rio Negro, que poderia ser muito bem planejada e ter gerado milhares de empregos e novos negócios nos municípios do Amazonas que foram impactados por essa obra estruturante (claro que a um preço de ouro. Diga-se de passagem, a ponte mais cara do mundo).

Não vejo essas questões serem tratadas de forma séria, como por exemplo, a geração de um mutirão para se preparar a população para se comunicar em inglês. Outro exemplo: não percebo uma articulação focada nas cadeias de impacto do evento; alunos de Turismo das nossas universidades, estão a míngua, a procura de estágios, para poder concluir seus cursos e nem trabalhando de graça estão conseguindo…

Como pode uma parte dessa cadeia sequer está sendo mapeada? Vou propor uma audiência pública em conjunto com o deputado Fausto Souza – que preside a comissão de Esporte da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), para discutirmos esta importante questão de uma forma mais ampla e que possa agregar os diversos segmentos da sociedade neste que será o maior evento de todos os tempos para o Amazonas, a Copa de 2014.

Deputado estadual Arthur Virgílio Bisneto, presidente regional do PSDB no Amazonas.

Deixe seu Comentário